Menu fechado

Representantes do CONIRPI se reúnem com superintendente do IBAMA em São Paulo

Pauta teve objetivo de apresentar a reformulação do Plano de Trabalho apresentado pelo Consórcio

Na última quinta-feira (13), representantes do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI) participaram de uma reunião na sede da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O encontro teve como objetivo discutir a reformulação do Plano de Trabalho para a obtenção da anuência prévia do órgão para a supressão de vegetação nativa.

Estiveram presentes Noemi Medeiros Bernardes (presidente do CONIRPI e prefeita de Cabreúva), Herculano Castilho Passos Júnior (vice presidente do Consórcio e prefeito de Itu), Dr. Custódio Tavares (prefeito de Indaiatuba) Geraldo Garcia (prefeito de Salto); além da Superintendente do CONIRPI, Vanessa Cristina do Carmo Kühl e o deputado estadual Rogério Nogueira.

Na reunião foi apresentada uma nova proposta para manejo dos primatas nativos na área do empreendimento e os técnicos do IBAMA avaliaram de forma positiva este novo estudo, baseado em pareceres técnicos e critérios ambientais consistentes. O Consórcio já possui Licença Ambiental de Instalação emitida pela CETESB LI Nº 2734 e não possui outras condicionantes.

“O objetivo da avaliação é garantir que a implantação da barragem ocorra de forma responsável, equilibrando a necessidade de abastecimento hídrico para os quatro municípios com a preservação do ecossistema”, declarou a superintendência do IBAMA.

O CONIRPI reafirma seu compromisso com a transparência e com a comunicação clara e contínua sobre o progresso da obra, garantindo o envolvimento das comunidades locais e o respeito à legislação ambiental e à conservação da biodiversidade.