O CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente realizou na última quarta-feira, dia 25 de julho, na Sala Palma de Ouro – Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, audiência pública sobre o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA do empreendimento denominado “Barragem de Regularização Hídrica para Abastecimento do Ribeirão Piraí”, de responsabilidade do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, conduzida pelo Secretário Executivo do CONSEMA, Germano Seara Filho, que fez a saudação inicial e explanação das normas sobre o desenvolvimento da audiência.
A audiência pública, que contou com a participação de prefeitos, vereadores, secretários municipais, promotores, entidades ambientais, imprensa, entidades de classe e sociedade civil dos quatro municípios que integram o Consórcio, foi dividida em duas partes: na primeira, o Prefeito da Estância Turística de Salto e Presidente do Consórcio Geraldo Garcia abordou durante 15 minutos a importância do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, destacando toda a história, desde a fundação até as lutas atuais, com destaque para a exibição de um vídeo produzido na década de 90, que já abordava a problemática de proteção e conservação de suas águas.
Em seguida, o engenheiro e geólogo Dr. Fábio Augusto Gomes Vieira Reis da empresa Biosfera – Engenharia e Gestão Ambiental apresentou uma síntese do EIA/RIMA, que ficou à disposição da população para consulta e análise, no período de 25 de junho a 25 de julho, nos quatros municípios envolvidos: Salto, Itu, Indaiatuba e Cabreúva.
A segunda e última parte da audiência foi destinada a manifestações, do Ministério Público, representado pelo Promotor Público de Itu Dr. Amauri Arfelli; de representantes das entidades da sociedade civil; de pessoas físicas; órgãos e entidades públicos; parlamentares; e poder executivo.
No encerramento dos trabalhos, o Prefeito Geraldo Garcia agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância deste momento para o Consórcio. “É uma jornada histórica, que ainda tem um longo caminho. Estamos percorrendo todos os passos, para que nossa barragem se torne realidade”, declarou o chefe do executivo saltense.
Finalizando, o Superintendente do SAAE Ambiental de Salto, Márcio Mendes da Silva, aproveitou para esclarecer algumas dúvidas e questionamentos realizados durante os pronunciamentos.