O Prefeito de Salto Geraldo Garcia, esteve em Brasília nesta semana, no Ministério das Cidades e no Ministério da Integração Nacional, para tentar viabilizar recursos para a implantação da barragem do Ribeirão Piraí, proposta pelo Consórcio Intermunicipal formado pelos municípios de Salto, Itu, Indaiatuba e Cabreúva (onde está localizada a nascente de um dos principais cursos naturais de água do interior paulista).
À convite da deputada federal Aline Corrêa, que intermediou as audiências, o Prefeito esteve acompanhado do Prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira, do Prefeito de Itu Herculano Passos Júnior, do Vice-prefeito de Itu Josimar Ribeiro e do vereador de Indaiatuba Fábio Marmo.
A proposta foi apresentada para os Ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e Márcio Fortes (Cidades), que aprovam a iniciativa dos municípios e asseguraram a viabilidade da barragem por meio de recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).
A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental também foi acionada, para orientar o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, a promover ajustes técnicos no projeto de implantação da barragem.
Como próximo passo, o Consórcio terá que elaborar um trabalho para a construção de uma adutora que levará a água tratada para cada cidade. “O que nós temos que analisar ainda é se cada cidade tratará sua água ou se será uma adutora única. Iremos conversar sobre este assunto nos próximos encontros”, declarou o Prefeito de Salto, que está otimista e considerou a reunião positiva.
Apesar de não estar presente, o Prefeito de Cabreúva Claudio Antônio Giannini deu todo o seu aval político para o projeto.
A obra atenderá cerca de 600 mil pessoas e o custo inicial da construção está estimado em R$ 30 milhões. O Prefeito agradeceu o apoio da Deputada Federal Aline Corrêa como agente político nesta conquista para a região.