Prefeitura da Estância Turística de Salto

Notícias em destaque

22/08/2018 - Encontrado material de interesse Histórico na Região da futura barragem do Piraí

O grupo de arqueólogos da VEC Engenharia e Gestão Ltda, durante o trabalho de coleta de amostras realizado Encontrado material de interesse Histórico na Região da futura barragem do Piraí

26/07/2018 - Equipe do Consórcio PCJ participa da Assembleia Geral do CONIRPI e visita Barragem no Capivari-Mirim

O grupo pode conferir o reservatório, e a finalização das obras que transformarão a área em seu entorno num Parque Ecológico. Equipe do Consórcio PCJ participa da Assembleia Geral do CONIRPI e visita Barragem no Capivari-Mirim

06/12/2017 - Consórcio do Ribeirão Piraí faz última reunião do ano no Museu da Água

7ª Assembleia Geral Ordinária Consórcio do Ribeirão Piraí faz última reunião do ano no Museu da Água

06/10/2017 - Museu da Água de Indaiatuba recebe Assembleia do Consórcio Piraí

A Barragem do Ribeirão Piraí irá garantir o aumento da oferta de água para os municípios de Indaiatuba, Salto e Itu. Museu da Água de Indaiatuba recebe Assembleia do Consórcio Piraí

Notícias

26/07/2018 (Voltar ao Índice)

Equipe do Consórcio PCJ participa da Assembleia Geral do CONIRPI e visita Barragem no Capivari-Mirim

Na terça-feira (24), a equipe da secretaria executiva do Consórcio PCJ participou da Assembleia Geral do CONIRPI (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí) do qual possui Termo de Cooperação Técnica.

 

Acompanharam à visita o prefeito de Indaiatuba e vice-presidente de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Nilson Gaspar, o prefeito de Salto, José Geraldo Garcia, a Superintendente Adjunta do Saae e atual Superintendente do CONIRPI, Vanessa Kühl, entre outras autoridades. Participaram da visita pelo Consórcio PCJ, o secretário executivo, Francisco Lahóz, o coordenador de projetos, José Cezar Saad e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico. Após a reunião realizada no auditório do Museu da Água, foi realizada visita técnica à barragem do rio Capivari-Mirim.

 

O grupo pode conferir o reservatório, e a finalização das obras que transformarão a área em seu entorno num Parque Ecológico, configurando-se num espaço destinado ao lazer e ao estudo do meio para a população e grupos agendados.

 

As áreas de convívio com quiosques, academia para a terceira idade, fonte interativa, playground, deques de pesca, mirante, quadra de futebol society e de areia serão uma nova opção de lazer em família aos habitantes Indaiatubanos.

 

Nestas áreas os visitantes terão informações sobre o meio ambiente local, através de painéis educativos, com informações sobre fauna, flora, ictiofauna, piracema, conservação e agressões ao meio ambiente, mata ciliar, bacia hidrográfica do rio Capivari-Mirim e resíduos sólidos.

 

A barragem do Rio Capivari-Mirim foi construída para armazenar 1,3 bilhão de litros de água. Ela ampliou a segurança hídrica para o abastecimento do município pelas próximas décadas. No entorno dela, o Parque do Mirim pretende somar à função de armazenar água, práticas de lazer e educação ambiental.

 

BARRAGEM DO RIBEIRÃO PIRAI

 

Antes da visita ao Reservatório do rio Capivari-Mirim, a equipe do Consórcio PCJ ao lado dos prefeitos de Indaiatuba, de Salto e suas equipes técnicas, realizaram a Assembleia Geral sobre a aprovação das alterações do Projeto para a construção da Barragem no Ribeirão Piraí, na divisa de Salto e Itu, que agora se dará em duas etapas.

 

A Barragem do Piraí será mais uma importante obra para sustentabilidade hídrica dos municípios envolvidos.

 

FOTOS: Marco Matos - DCS Saae
REDAÇÃO: Sérgio Gatolini - DCS Saae