Encontro sobre Consórcio do Piraí reúne atuais e futuros prefeitos

Na manhã da última quarta-feira (07/11), aconteceu no gabinete do prefeito ituano, Herculano Passos, uma reunião ordinária do CONIRPI (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí). O objetivo do encontro foi discutir a transição do consórcio, entre os atuais e os futuros chefes do Executivo dos municípios integrantes: Itu, Salto, Indaiatuba e Cabreúva.

Estiveram presentes na reunião: os prefeitos Herculano Passos (Itu), Geraldo Garcia (Salto), Reinaldo Nogueira (prefeito reeleito em Indaiatuba); e os futuros prefeitos que tomarão posse no próximo dia 1º de janeiro: Antônio Tuize (Itu), Juvenil Cirelli (Salto) e Henrique Martin (Cabreúva).

Dentre os diversos assuntos tratados, destacaram-se o prosseguimento dos encaminhamentos e decisões com referência às próximas etapas para a efetivação da barragem no ribeirão Piraí, gestão junto ao governo federal (Ministério das Cidades) e sucessão de toda a direção do CONIRPI para o próximo mandato, a partir de 2013. A reunião contou ainda com a presença de técnicos e assessores dos quatro municípios.

A nova diretoria do CONIRPI será formada na segunda quinzena de janeiro, assim como acontecerá a eleição do novo presidente, pois o atual, prefeito Geraldo Garcia, deixa o posto ao final de seu mandato à frente do executivo saltense, em 31 de dezembro. Durante o intervalo de 15 dias, assumirá interinamente a presidência o superintendente do CONIRPI Márcio Mendes da Silva, superintendente do SAAE Ambiental de Salto.

Na oportunidade o prefeito de Salto relembrou as primeiras discussões acerca do abastecimento das cidades pelo ribeirão Piraí, em 1997, até a criação do consórcio. “O CONIRPI tem uma força muito grande para conseguir recursos. E eu continuo à disposição para ajudar no que for preciso para a liberação de verbas”, afirmou.

Ficou acertado que os prefeitos irão à Brasília no próximo dia 20 para, junto ao Ministério das Cidades, realizar gestões de encaminhamento com referência às próximas etapas da construção da barragem do ribeirão Piraí. Também foi agendada para o dia 6 de dezembro, a partir das 9h, novamente na Prefeitura de Itu, a assembléia do CONIRPI para a elaboração do orçamento do consórcio para 2013.