De Comunicação Conirpi
O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi), através dos Prefeitos Nilson Gaspar de Indaiatuba, Laerte Sonsin Júnior, de Salto, Guilherme Gazzola de Itu e Antônio Carlos Mangini de Cabreúva, cidades que integram o consórcio, conseguiu na segunda-feira, 29 de agosto, a imissão na posse da última área ao empreendimento da futura Barragem do Ribeirão Piraí.
A área da Fazenda Piraí situada no município de Itu, tem a peculiaridade da existência de uma área tombada pelo Estado. No último dia 8 de agosto, o CONIRPI já havia conquistado também a imissão na posse de outra área denominada Fazenda Pedra Branca, na vizinha Salto. Todas estas conquistas se deram pelo empenho e dedicação dos prefeitos, vereadores e do corpo técnico das cidades que integram o Consórcio que não tem medido esforços para viabilizar a obra, que conta com recursos financeiros dos Municípios e dos Governos Federal e Estadual.
A próxima fase será iniciar o processo de contratação da empresa que fará a obra, através de processo licitatório que deverá ser publicado até o final de setembro.
Barragem do Ribeirão Piraí
Na primeira etapa da Barragem do Piraí está prevista a construção do maciço de terra, vertedouro, escada de peixes, canal de dissipação e desvio, torre e a limpeza da área para garantir a reservação (até as proximidades da fazenda Piraí). Para a segunda etapa a estimativa é de iniciar a construção da adutora para Salto, estação de captação e adução e sistema de transposição de peixes, dique de proteção para a fazenda Piraí e travessia de Itu.
O Maciço será construído na divisa entre os Municípios de Salto e Itu, com altura de 15 metros, extensão de 415 metros, largura talude de 90 metros de base e sete metros de crista, um vertedouro labirinto e uma escada de peixes.
A represa tem a capacidade de reservação para 9,7 bilhões/litros de água, sua extensão é de 3,5 quilômetros com a largura média de 450 metros e profundidade de 15 metros. Além de um espelho d´água de 1.823.960 m², área de Preservação Ambiental (APP) de 1.617.250 m², somando uma área total de 3.441.210 m². Já a Travessia tem uma extensão de 370 metros e a altura de 9,5 metros e o Dique com uma extensão de 700 metros e a altura de 9,5 metros.