Prefeitura da Estância Turística de Salto

Notícias em destaque

22/08/2018 - Encontrado material de interesse Histórico na Região da futura barragem do Piraí

O grupo de arqueólogos da VEC Engenharia e Gestão Ltda, durante o trabalho de coleta de amostras realizado Encontrado material de interesse Histórico na Região da futura barragem do Piraí

26/07/2018 - Equipe do Consórcio PCJ participa da Assembleia Geral do CONIRPI e visita Barragem no Capivari-Mirim

O grupo pode conferir o reservatório, e a finalização das obras que transformarão a área em seu entorno num Parque Ecológico. Equipe do Consórcio PCJ participa da Assembleia Geral do CONIRPI e visita Barragem no Capivari-Mirim

06/12/2017 - Consórcio do Ribeirão Piraí faz última reunião do ano no Museu da Água

7ª Assembleia Geral Ordinária Consórcio do Ribeirão Piraí faz última reunião do ano no Museu da Água

06/10/2017 - Museu da Água de Indaiatuba recebe Assembleia do Consórcio Piraí

A Barragem do Ribeirão Piraí irá garantir o aumento da oferta de água para os municípios de Indaiatuba, Salto e Itu. Museu da Água de Indaiatuba recebe Assembleia do Consórcio Piraí

Notícias

06/12/2017 (Voltar ao Índice)

Consórcio do Ribeirão Piraí faz última reunião do ano no Museu da Água

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, atual presidente do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI), participou na terça-feira (05), da 7ª Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada no Museu da Água de Indaiatuba.

O evento também contou com as presenças de José Geraldo Garcia, Vice-Presidente do Consórcio e Prefeito de Salto; de Marcio Rogério Cardozo que representou o prefeito de Itu, Sr. Guilherme dos Reis Gazolla; de Rosimeire Rabelo Santos Timporim que representou o prefeito de Cabreúva, Sr. Henrique Martin; da superintendente-adjunta do Saae de Indaiatuba, Vanessa Cristina do Carmo Kühl, que também é superintendente do CONIRPI; dos vereadores Benedito Roque Moraes e Maria do Cermo Piunti, de Itu; do Dr. Fabrício Alessandro Barbosa, Secretário Especial e Controle Interno do Consórcio e do tesoureiro da entidade, César Henrique Wulk.

Na reunião, foi acertada a contratação da empresa que fará o gerenciamento ambiental que acompanhará as tratativas pra obtenção da licença de instalação. Também está sendo criada uma comissão com técnicos dos municípios participantes para acompanhar e acelerar os trâmites burocráticos exigidos em uma obra deste porte

No DAEE, houve uma reunião entre os técnicos do Conirpi e do Consórcio PCJ, para verificar junto ao órgão a possibilidade de se construir a obra por etapas. O DAAE sinalizou positivamente dizendo que outras obras no Estado de São Paulo foram realizadas desta maneira.

O próximo passo será o detalhamento de como serão realizadas as etapas construtivas. A expectativa que que já em 2018 a primeira etapa da contração da Barragem seja licitada.

Uma empresa de topografia fará a implantação dos marcos e cotas operacionais destas etapas. Já nesta primeira etapa, já será possível a construção do maciço da barragem, escada de peixes e uma área de reservação, com o dinheiro em caixa que o Consórcio já tem disponível.

 “Está é uma obra de grande importância para a região, pois irá ampliar a captação de água dos municípios integrantes do consórcio” explica o prefeito de Indaiatuba e presidente do CONIRPI, Nilson Gaspar.

BARRAGEM

A barragem do Ribeirão Piraí será construída na divisa dos municípios de Itu e Salto. Terá 386 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d´água de 1,3 km² e capacidade para armazenar 9 bilhões de litros de água.

A área total a ser desapropriada é de mais de 2,97 km². A obra garantirá a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Salto e Itu.